domingo, 16 de novembro de 2008

TEXTOS PARA SÉRIES INICIAIS (CONSCIÊNCIA NEGRA)

TEXTO 1: Menina bonita do laço de fita.

(Ana Maria Machado)

Era uma vez uma menina linda, linda.Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes.Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pêlo da pantera negra quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelhinho branco.O coelho era apaixonado pela cor da menina, e queria descobrir como ficar negro.No final, o coelho entendeu que cada um tem a cor herdada de seus antepassados. E que para ter uma filha pretinha como a menina teria que casar-se com uma coelha "escura como a noite".


TEXTO 2: O Negrinho do Pastoreio.

Nos tempos da escravidão no Brasil, havia um fazendeiro malvado que tinha em sua fazenda escravos negros de várias idades, inclusive crianças.Num dia frio de inverno o fazendeiro mandou um de seus negrinhos pastorear seus cavalos.No final do tarde, quando o negrinho voltou com os cavalos, o fazendeiro disse que faltava um cavalo. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no negrinho que ele ficou sangrando.O fazendeiro mandou o negrinho procurar o cavalo.O negrinho achou o cavalo, mas ele fugiu de novo.Ao retornar à fazenda, o negrinho encontrou o fazendeiro ainda mais irritado. Como castigo o fazendeiro deu outra surra no negrinho e o colocou em cima de um formigueiro. No dia seguinte o fazendeiro o encontrou ao lado de Nossa Senhora que o levou para o céu.


TEXTO 3: Música: (Ouvir e cantar) INCANDESCENTE SER

(Cidade negra)

Acredito eu que as coisas estão emtransformação
Acredito que, dentro do ser, há solução
Quem sabe a verdade tem explicação
Uma chave exposta na palma de sua mão
Do futuro homem, que será o de amanhã

Pergunte o que é que houve
Já houve muita transformação
Pergunte o que é que houve(BIS)
Já houve muitos mundos bons
Pra quem buscou em sua própriasolução

Vamos nos unir para a transformação
De uma pátria e um mundo semdiscriminação
Na igualdade do ser(BIS)para o bem de nossa nação


TEXTO 4: Quem foi Zumbi?

Zumbi era negro, filho de escravos.Nasceu em 1656, em Alagoas.Foi criado por um padre que lhe deu o nome de Francisco.Aprendeu a ler e escrever e aos 15 anos fugiu para o Quilombo de Palmares, numa zona de floresta, em Pernambuco.Ajudou muito na luta dos escravos pela liberdade.Foi traído e morto no dia 20 de novembro de 1695.Em sua memória, no dia 20 de novembro comemora-se o “Dia da Consciência Negra”.

Um comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doacoes pra montar um projeto de uma minibiblioteca na minha comunidade carente. Estou precisando da ajuda de todos,aceitando doacoes no Banco do Brasil agencia3082-1 conta9.799-3 que DEUS nos abencoe meu email analucia_silvareis@oi.com.br