quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

GUIA DO ALFABETIZADOR/3º ANO/2º BIMESTRE


APRESENTAÇÃO
Caro alfabetizador,
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais editou em 16 de abril de 2008 a
Resolução nº 1086/08 que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino
fundamental nas escolas estaduais de Minas Gerais. Essa resolução determina a garantia
de oportunidades educativas requeridas para o atendimento das necessidades básicas de
aprendizagem dos educandos, prevendo a duração de nove anos para o ensino fundamental,
sendo que, o ciclo da alfabetização terá a duração de três anos de escolaridade, o ciclo
complementar, a duração de 2 anos e mais quatro anos . nais, organizados em anos de
escolaridade.
A programação curricular dos ciclos de alfabetização e complementar deve ser estruturada
de forma a ampliar capacidades e conhecimentos, gradativamente, dos mais simples aos
mais complexos, contemplando de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o
letramento (Art. 10 / Resolução SEE nº 1086/08).
O ciclo da alfabetização terá suas atividades pedagógicas organizadas de modo a assegurar
que ao . nal de cada ano do ciclo, todos os alunos sejam capazes de:
I – 1º Ano:
a) desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
b) conhecer os usos e as funções sociais da escrita;
c) compreender o princípio alfabético do sistema da escrita;
d) ler e escrever palavras e sentenças.
II – 2º Ano:
a) ler e compreender pequenos textos ;
b) produzir pequenos textos escritos;
c) fazer uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
III – 3º Ano:
a) ler e compreender textos mais extensos;
b) localizar informações no texto;
c) ler oralmente com . uência e expressividade;
d) produzir frases e pequenos textos com correção ortográ. ca.
En. m, a Resolução 1086/08 determina que ao . nal do ciclo de alfabetização, todos os
alunos devam ter consolidado as capacidades referentes à leitura e à escrita necessárias
para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas e ter desenvolvido
o gosto e o apreço pela leitura.
Concluído o primeiro bimestre do ano escolar é o momento de darmos prosseguimento ao
trabalho com base em novas sugestões de práticas pedagógicas e propostas de atividades
que darão continuidade ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita de seus
alunos.
Você está recebendo o Guia do Alfabetizador referente ao 2º bimestre. Propomos que avalie
os resultados em relação ao desenvolvimento da oralidade, à apropriação do sistema de
escrita e à construção de procedimentos relacionados ao ato de ler, que foram propostos
no 1º bimestre e que trace novas metas consultando o QUADRO DAS CAPACIDADES
LINGÜÍSTICAS.
Observe com atenção aqueles alunos que ainda não estabelecem uma relação entre o que
se fala e o que se escreve. Essa observação o ajudará na formação de grupos de trabalho
produtivos em que os alunos troquem experiências acerca das hipóteses de leitura e escrita
e possam assim se ajudar, com a sua mediação. Conforme o artigo 12 da Resolução
1086/08, "a escola deverá ao longo de cada ano do Ciclo, acompanhar sistematicamente
a aprendizagem dos alunos, utilizando estratégias diversas para sanar as di. culdades
evidenciadas."
Vamos utilizar o tema "FESTAS" para contextualizar as práticas de oralidade, leitura e escrita
centrando-se nos aspectos culturais, para além da ludicidade. Utilizaremos o conceito de
festas populares para contextualizar a prática por meio de pesquisas, conversas e entrevistas.
Cabe à escola aproveitar as manifestações culturais ampliando o trabalho com o lúdico e
aprofundando o conhecimento em relação à escrita e à leitura.
As festas juninas são as principais festas populares brasileiras, depois do carnaval. São
festas que resgatam as tradições típicas dos costumes do interior. As escolas de todo o país
contribuem para que se mantenha essa tradição fazendo com que nessa época do ano as
pessoas se contagiem com o Brasil rural e as crianças se divirtam com as comemorações.
É nesse momento que a escola pode formar e desenvolver o desempenho lingüístico do
cidadão e conhecer as variedades lingüísticas, ensinar a respeitar a diversidade cultural
e as maneiras de falar e agir de acordo com as comunidades rurais, familiares e seus
conterrâneos.
Neste segundo bimestre continuaremos o trabalho com diversos gêneros e suportes textuais.
Ampliaremos a prática da escrita e leitura conjugando novas capacidades e práticas com o
foco na alfabetização e letramento. Este é o material referente às práticas pedagógicas do
2º bimestre do 3º ano do Ciclo da Alfabetização. Nele você encontrará sugestões de práticas
pedagógicas que o auxiliarão no processo de alfabetização e letramento dos seus alunos.
As práticas sugeridas neste Guia são:
• Trabalhando com a poesia
• O texto informativo
• As cruzadinhas e o aprendizado das regras ortográ. cas
• A utilização de sites na escola
• Sugestões de brincadeiras para festa junina
Acreditamos que por meio da leitura e re. exão do material apresentado, o trabalho com os
alunos se efetive tanto no aproveitamento de sua experiência quanto no enriquecimento
e valorização das metodologias e procedimentos aplicados em busca da apropriação da
alfabetização e letramento, com sucesso.
Esperamos que você, alfabetizador, continue utilizando o Guia e suas dicas para renovar
e (re) signi. car ainda mais sua prática pedagógica. Aguardamos sugestões e críticas que
servirão como oportunidades de aprendizagem e formação continuada.
Afetuosamente,
Equipe de elaboração do Guia.






Como fazer o conhecimento do aluno avançar?
Sabemos que não existe um único processo de ensino e aprendizagem. Essa relação
cognitiva e pedagógica acontece no desenvolvimento da prática pedagógica. Cabe, a nós,
educadores e alfabetizadores compreendermos o caminho percorrido pelo nosso aluno,
identi. car as informações que perpassam pela sala de aula e propor atividades que permitam
que tanto o acesso a informação, quanto a construção de conhecimento, se adaptem e
dialoguem na relação ensino-aprendizagem.
O alfabetizador precisa planejar, intervir e mediar a ação do aprendiz em relação ao objeto
de conhecimento, mas para que o processo seja efetivo no sentido da promoção da
aprendizagem, alguns princípios devem ser seguidos:
- os alunos precisam apresentar o que sabem sobre o conteúdo que se quer ensinar e, para
isso, a relação de con. ança e autonomia deve ser construída coletivamente;
- a organização e o planejamento das práticas e das atividades devem ser avaliados e
devem promover a circulação de informações;
- os conteúdos e atividades precisam manter suas características de objetos socioculturais
sem se transformarem em simples objetos escolares vazios de signi. cado e sentido.
Nem sempre será possível apenas organizar as atividades pensando nesses princípios,
pois depende do conteúdo, seus objetivos e da orientação da atividade. No entanto, sua
seleção e indicação podem direcioná-los para uma prática pedagógica focada no letramento
e alfabetização, além dos muros da escola.
Lembre-se de retomar as práticas pedagógicas indicados no Guia do primeiro bimestre, pois
a interação em sala de aula é contínua e todos os processos, metodologias e procedimentos
precisam ser considerados de acordo com a necessidade e o desenvolvimento da turma.
Consulte os resultados de desempenho de seus alunos para que as capacidades e
habilidades lingüísticas sejam introduzidas, sistematizadas e consolidadas.
Estas são as práticas pedagógicas referentes ao 2º bimestre do 3º ano do Ciclo da
Alfabetização. Nelas você encontrará sugestões que o auxiliarão no processo de ensino
e aprendizagem dos seus alunos no que se refere à alfabetização e letramento. Neste
bimestre, as práticas sugeridas são:
Trabalhando com a poesia •
O texto informativo •
As cruzadinhas e o aprendizado das regras ortográ. cas •
A utilização de sites na escola •
Sugestões de brincadeiras para festa junina •
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRABALHANDO COM O POEMA E A POESIA
O trabalho do alfabetizador com a poesia na escola é passível de muitas dúvidas,
questionamentos e, muitas vezes torna-se uma tarefa difícil. Por isso pretendemos sugerir
algumas práticas pedagógicas e propostas de atividades que auxiliem o alfabetizador no
trabalho com esse gênero textual em sala de aula.
O poema para criança não deve ser entendido como uma literatura de menor valor. Mas
sim, como o poema que a criança também lê e aprecia. Nas propostas você encontrará
autores como Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Elias José, entre outros. Mas isso não o
impede de trabalhar com outros autores menos conhecidos, mas que escrevem poemas de
boa qualidade, bem como poetas regionais que possam visitar a escola, conversar com os
alunos e declamar suas poesias.
Sabemos que o pressuposto básico para a formação de bons leitores está relacionado à
presença constante de variados gêneros e suportes textuais no contexto escolar. Então
pretendemos, também, formar bons leitores de poemas. A poesia poderá despertar a
sensibilidade e os valores estéticos nos alunos.
Lidando com a poesia o aluno é capaz de se emocionar, se surpreender, imaginar e criar.
Além disso, o poema e a poesia encantam pelo jogo com os sons e os ritmos.
Muitas crianças só têm contato com a poesia na escola. Por isso é tão importante o papel
do alfabetizador que poderá despertar o gosto pela poesia.
Utilizar a poesia apenas para ensinar ortogra. a, com atividades como medir sílabas,
identi. car palavras ou dar uma única resposta correta, só limita a imaginação criadora dos
alunos, ao invés de despertar sua criatividade. Essa conduta afasta o aluno da oportunidade
de promover uma re. exão sobre o poema, interfere na interpretação autônoma e na
possibilidade de que ele também seja autor daquele texto. Por isso, privilegiaremos o valor
literário desse gênero textual e o ato de ouvir e ler poemas de variadas formas e em diversos
locais, além de explorar o desenvolvimento da oralidade nas discussões sobre a poesia e o
estudo sobre os autores.
Diferença entre Poesia e Poema
Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma
linguagem.
Poema: obra em versos em que há poesia, ou não (material).
Fonte: www.sitedeliteratura.com
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRABALHANDO COM O POEMA E A POESIA - continuação
Veja um modelo de como poderá explorar uma poesia:
Vinicius de Moraes
O elefantinho
Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?
— Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!
Anunciar que vão ler um texto. 1)
Distribuir a folha com a poesia para os alunos e também providenciar a escrita da 2)
poesia numa cartolina com letras grandes. A. xar o cartaz no quadro de giz enquanto
realizam as atividades e depois, no mural de sala.
Deixar que observem o texto. 3)
Perguntar: Qual o tipo de texto que vamos ler? Irá falar de quê? Para que serve? 4)
Onde pode ser encontrado? Quem é o autor? Alguém o conhece?
Deixar as respostas no quadro de giz para confrontar posteriormente com o texto
real.
Assim, os alunos fazem suposições sobre o texto e criam estratégias de inferência.
Perguntar: Quem sabe o que é uma poesia? Para que serve? Do que fala? Onde a 5)
encontramos? Quem sabe recitar uma?
Assim, os alunos expõem suas idéias e criam suas hipóteses, lançando mão de conhecimentos
prévios.
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRABALHANDO COM O POEMA E A POESIA - continuação
A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o alfabetizador poderá explicar o que é uma
poesia, sua função e suas características.
Propor variadas formas de leitura das poesias: 6)
Perguntar quem quer ler o texto e deixar que o faça, respeitando o seu tempo e o seu
ritmo;
Organizar grupos de no máximo cinco alunos, com diferentes níveis de leitura e deixar
que leiam nos grupos;
Realizar leitura compartilhada, em que o alfabetizador começa e algum aluno continua
lendo pausadamente, com entonação adequada e apontando palavra por palavra, no
cartaz, e em sua própria folha;
Realizar leitura em voz alta para os alunos acompanharem.
Fazer a exploração oral, trocando idéias sobre o gênero textual, confrontando as 7)
hipóteses que levantaram com o texto real, conversando sobre as características do
elefante, o medo que sente do passarinho, o que os alunos conhecem do animal, o
que descobriram, o que aprenderam, do que mais gostaram na atividade, etc.
Conhecendo o autor da Poesia
Pergunte o nome do autor e quem o conhece. Em seguida fale de suas características, 1)
apresente uma pequena biogra. a do autor e proponha que pesquisem na biblioteca
livros do autor, fotos, entre outros. Pesquisem também na internet.
Os poemas geralmente têm rimas e apresentam diversos formatos (diagramação). Os
poemas encantam pelo jogo com os sons e os ritmos, as formas grá. cas e o signi. -
cado das palavras. Possuem título e são textos com autoria, assim, podemos saber
quem os escreveu. Os poemas e as poesias servem para emocionar, divertir e fazer
pensar.
BIOGRAFIA DE VINÍCIUS DE MORAES
Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes foi compositor, intérprete, escritor, jornalista, advogado,
diplomata. Uma pessoa que gostava muito de viver a vida, viajou muito por todo o
mundo e teve muitas paixões. Ele se casou nove vezes.
Nasceu no dia 19 de outubro de 1913. Teve uma carreira diplomática que começou em
1943. Trabalhou como vice-cônsul. Foi jornalista e crítico de cinema. Trabalhou nos jornais
Última Hora, A Manhã, Suplemento Literário, O Jornal e na revista Clima, entre outros. Em
1936, foi nomeado representante do MEC na censura cinematográ. ca, e durante as sessões
ele dormia ao invés de censurar. Em 1947 participou da revista que se chamava Filme
e manteve contato com diretores famosos como Walt Disney.
Vinícius de Moraes foi uma pessoa querida por todos os seus amigos, companheiros e
parceiros que o apelidaram de Poetinha. Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de Julho de
1980, mas ainda está vivo nos corações das pessoas, dos apaixonados pela vida e dos que
admiram belos poemas e belas músicas.
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRABALHANDO COM O POEMA E A POESIA - continuação
Aproveite e explore as características do texto biográ. co. Esses textos são muito utilizados
no contexto social e escolar. São importantes fontes de informação sobre personagens
da história da humanidade, e na escola são utilizados para conhecimento sobre a vida de
algum personagem de relevância histórica. São narrativas sobre a vida de alguma pessoa,
organizados através de uma linha temporal (cronológica). As informações que constam
em uma biogra. a devem ser verdadeiras e de acordo com o que aconteceu na vida do
personagem que está sendo biografada, do contrário, a biogra. a passa a ser falsa e perde
a função de nos possibilitar conhecer melhor o personagem.
É interessante propor aos alunos que, depois de bastante contato com o gênero biográ. co
e, compreendido suas características e funções, escolham um personagem e escrevam
sua biogra. a. Esse personagem pode ser uma pessoa de reconhecimento social ou pode
ser alguém de sua família ou do próprio aluno, uma auto-biogra. a. Explique que terão
que pesquisar bastante sobre a vida do personagem. Se for alguém da família, terão que
entrevistar a pessoa e saber das coisas mais importantes que essa pessoa já fez em sua
vida (casamento, pro. ssão, . lhos, casos engraçados, etc.).
Outro exemplo:
Foto de Vinícius de Moraes
BIOGRAFIA DE CECÍLIA MEIRELES
Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 7 de Novembro de 1901.
Foi criada por sua avó materna, Dª Jacinta Garcia Benevides, porque seu pai morreu
três meses antes de seu nascimento, e sua mãe quando ela ainda não tinha
três anos.
Em 1917, Cecília Meireles começou a exercer a pro. ssão de professora. Foi poeta,
professora, jornalista e cronista. Em 1922, casou-se com o pintor português Fernando
Correia Dias, com quem teve três . lhas. Fundou a primeira biblioteca infantil
no Brasil. Recebeu vários prêmios relacionados com a literatura. Sua poesia está
traduzida em espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, húngaro, hindu e urdu.
Aos nove anos, escreveu a sua primeira poesia e estreou em 1919 com o livro de
poemas Espectros, escrito aos 16 anos.
Faleceu a 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro.
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRABALHANDO COM O POEMA E A POESIA - continuação
Dicas de livros para o Alfabetizador:
A Poesia Pede Passagem – Elias José – Editora Paulus
A Poesia Vai à Escola – Neusa Sorrenti – Editora Autêntica
Dicas de livros de Poesia para o Alfabetizador trabalhar com os alunos:
Classi. cados Poéticos – Roseana Murray – Editora Miguilim
Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles – Editora Nova Fronteira
Dicas de Sites sobre Poesias para o Alfabetizador trabalhar com os
alunos:
http://www.secrel.com.br/jpoesia/infan01.html
http://www.pucrs.br/mj/poema-crianca.php
PRÁTICA PEDAGÓGICA
TRABALHANDO COM O POEMA E A POESIA - continuação
Leitura pelo Alfabetizador
É interessante criar momentos na rotina escolar em que o Alfabetizador
leia em voz alta para os alunos vários tipos de textos de um mesmo
gênero: textos informativos, biogra. as, poemas, entre outros. É fundamental
que esses momentos de leituras não estejam sempre relacionados
à realização de alguma tarefa. A ênfase deve estar na leitura e na
conversa sobre o que compreenderam e aprenderam com o texto lido, e
o principal objetivo deve ser estimular o gosto pela leitura.
Leitura compartilhada (alfabetizador e alunos) de textos conhecidos.
Alguns textos podem ser lidos de forma coletiva. O alfabetizador pode
ler o título e perguntar aos alunos quais informações eles esperam encontrar
no texto. Em seguida, poderá ler o texto em voz alta e propor
que os alunos acompanhem em silêncio, ou um aluno ler em voz alta
e os outros acompanharem, ou ainda, o alfabetizador começa a leitura
e algum aluno continua. Depois, todos podem conversar sobre o que
aprenderam, o que acharam mais curioso, o que mais gostaram... Essa
é uma boa estratégia para adquirir . uência na leitura.
Leitura individual
Quando o texto não é muito longo (no máximo uma página), é possível
pedir aos alunos que leiam individualmente. Neste caso é fundamental
que tenham um objetivo estabelecido para a leitura, como por exemplo,
ler para explicar alguma coisa para alguém.
Leitura dirigida
Algumas leituras podem ser feitas com o objetivo de os alunos utilizarem
seus conhecimentos sobre a escrita, para ler e localizar palavras
pré-de. nidas. Por exemplo, ler um texto informativo sobre festa junina
e identi. car algumas palavras. Ler uma poesia e descobrir as palavras
que rimam, ler uma carta e identi. car o nome de quem escreveu, entre
outros.
O TEXTO INFORMATIVO
Os textos informativos, também chamados de enciclopédicos ou de divulgação cientí. ca, têm
como função principal apresentar ao leitor informações sobre fatos, datas, acontecimentos,
novas descobertas, personalidades, generalizações, conclusões, etc. Em geral, conduzem
o leitor diretamente ao assunto do texto, utilizando frases curtas e estruturadas de forma
simples (sujeito e predicado).
São textos predominantemente descritivos, que abordam um assunto com objetividade
e precisão. São encontrados em jornais, revistas, livros, internet e enciclopédias, e
frequentemente vêm acompanhados de grá. cos, tabelas, fotos, mapas, desenhos, entre
outros, que complementam a informação escrita.
Os alunos das séries iniciais têm mais contato com as formas narrativas do que com esse
tipo de texto escrito, por exemplo. Mas muitos estudiosos salientam a importância de se
aumentar a freqüência de utilização do texto informativo na sala de aula para que os alunos
possam entender, avaliar e sistematizar informações por meio de variados tipos e gêneros
de textos.
As crianças percebem a realidade expressa nos artigos de jornais e revistas e comparam
com o que assistem na televisão, com as conversas que ouvem, etc. Por isso, o trabalho
com esses textos aumentam as possibilidades de debates, discussões, troca de idéias e
participação das crianças. Além disso, quando integrados ao trabalho com textos em geral,
ampliam as possibilidades de leitura do mundo, estimulam a curiosidade e o aprendizado.
É interessante, então, que o alfabetizador se preocupe em incluir textos informativos na
biblioteca de sala e nas propostas de atividades. Escolha esses textos observando a
adequação dos mesmos à faixa etária dos alunos e ao tema que se deseja estudar.
Seguem alguns modelos de textos informativos que o alfabetizador poderá utilizar para
planejar aulas e criar atividades. No bloco Atividades, você encontrará mais textos informativos
com tarefas para os alunos.
Como o Aedes transmite o vírus da dengue? Acontece uma coisa curiosa, se não fosse
trágica: quem coloca o vírus no mosquito é o ser humano! Ou seja, o Aedes transmite o
vírus da dengue depois de picar uma pessoa que esteja infectada. A pessoa que está com
dengue só contamina o mosquito nos cinco primeiros dias em que está doente.
Agora, imagine: uma fêmea pode picar até 300 pessoas antes de morrer. Cada Aedes
que picar uma pessoa contaminada passa a doença adiante. Para piorar essa "bola de
neve", a fêmea também pode passar o vírus para seus ovos. E aí, já viu: os mosquitos
já nascem com o vírus da dengue, sem precisar picar uma pessoa contaminada!
É mesmo o . m da picada... sabia que a dengue não foi combatida como devia no
Brasil?
Fonte: http://www.clubebolota.com.br/saude/dengue/como.htm
Cuidado com a Dengue
Como se
Pega a
Danada ?
AS CRUZADINHAS E CAÇA-PALAVRAS E O APRENDIZADO DAS REGRAS
ORTOGRÁFICAS.
As cruzadinhas e caça-palavras são brincadeiras que podem ser utilizadas em sala de aula
para estimular o raciocínio e favorecer o aprendizado da escrita correta das palavras. O
alfabetizador pode usar esse recurso didático de forma lúdica e os alunos se divertem e
aprendem o sentido das palavras e sua ortogra. a.
Antes de iniciar a brincadeira das cruzadinhas explique para os alunos como funciona e
quais são as suas regras:
O aluno deve colocar uma letra em cada espaço. •
Não pode deixar faltar ou sobrar espaços. •
As palavras podem ser escritas horizontalmente, da esquerda para a direita, ou •
verticalmente, de cima para baixo, De acordo com a indicação do número onde deve
ser escrito a resposta da cruzadinha ou pela posição do desenho.
Quando duas palavras se cruzam deve ser escrita apenas uma letra no espaço. Essa •
letra então é usada para escrever as duas palavras.
É interessante que o alfabetizador desenhe as cruzadinhas em um cartaz grande e coloque no
quadro de giz para iniciar as atividades e ensinar suas regras. Faça junto com alunos algumas
vezes, até perceber que a turma compreendeu e consegue realizá-las autonomamente.
Uma questão importante deve ser observada pelo alfabetizador ao propor atividades de
cruzadinhas: para os alunos com hipóteses iniciais de escrita que ainda não são capazes
de relacionar letras e sons, essa atividade se torna muito difícil. Nas propostas de Atividades
neste Guia, você encontrará propostas de cruzadinhas com banco de palavras. A habilidade
exigida desse aluno então passa a ser a leitura. Ele identi. cará a palavra em meio a outras
do banco de palavras, e depois irá copiá-las nos espaços da cruzadinha. Além disso, você
encontrará nessas propostas, duas cruzadinhas em que o aluno deverá responder utilizando
sílabas e não letras em cada um dos espaços. O objetivo é que os alunos tenham mais uma
possibilidade de aprender a separar as palavras em sílabas através da cruzadinha, que
geralmente é uma atividade prazerosa para eles.
Sugerimos então que organize a turma em duplas nas quais os alunos escrevam com
hipóteses próximas em relação à escrita e distribua as cruzadinhas de acordo com as
capacidades dos alunos, ou seja, aqueles que ainda não escrevem convencionalmente
receberão as cruzadinhas com banco de palavras para lerem e copiá-las; os alunos que já
são capazes de escrever receberão cruzadinhas com os desenhos ou com as perguntas
que devem ser respondidas na própria cruzadinha.
AS CRUZADINHAS E CAÇA-PALAVRAS E O APRENDIZADO DAS REGRAS
ORTOGRÁFICAS - continuação
E antes de iniciar a brincadeira de caça-palavras, explique aos alunos suas regras:
O aluno deve encontrar as palavras que estão "escondidas" em meio às outras. •
As palavras poderão estar escritas horizontalmente, da esquerda para a direita, ou •
verticalmente, de cima para baixo.
Algumas letras podem estar "cruzadas", ou seja, se encontram dentro do caça- •
palavras, o que indica que essa letra pertence às duas palavras.
Observação importante: As palavras que compõem as cruzadinhas e caça-palavras
propostas nas Atividades são dos Grupos Ortográ. cos apresentados no Guia do 1º Bimestre,
ou palavras relativas ao tema Festa Junina. O alfabetizador poderá ainda, criar outras
cruzadinhas e caça-palavras.
A UTILIZAÇÃO DE SITES NA ESCOLA
As crianças estão, cada vez mais, tendo acesso aos computadores, em suas próprias
casas, casas de amigos e parentes ou em lan house (estabelecimento comercial onde as
pessoas pagam para utilizar um computador com acesso à internet e a uma rede local,
com o principal . m de jogar em rede). É importante então inserir nas propostas de ensino a
utilização de variados recursos tecnológicos como o rádio, o gravador, o vídeo, a televisão
e, quando presente na escola, o computador.
Acreditamos que os alfabetizadores estão sensibilizados para a urgência da utilização dos
computadores em suas práticas pedagógicas. Por isso, mesmo sabendo que esse recurso
ainda está presente de forma restrita nas comunidades escolares, daremos algumas dicas
de utilização de sites com . nalidade educativa, para que os alunos possam "navegar" em
mais uma possibilidade de construção do conhecimento.
Mesmo que em sua escola não tenha computadores, ou em sua cidade sejam poucas as
oportunidades de acesso a esse recurso, converse com seus alunos sobre as oportunidades
oferecidas pelo computador e pela internet, principalmente no que se refere ao acesso rápido
a uma vasta fonte de informações. Além disso, por meio da internet podemos conversar
e ver uma pessoa que esteja em outra cidade ou outro país, podemos ouvir músicas,
assistir . lmes, comprar, vender e aprender. Mas é preciso ter muito cuidado com o uso da
internet, pois existem pessoas mal-intencionadas que criam sites impróprios que incentivam
comportamentos inadequados, que geram informações incorretas, que enganam e dão
golpes em pessoas, quando vão comprar, etc. Por isso as crianças devem ser orientadas e
acompanhadas de perto quando vão acessar a internet. Orientem os pais de seus alunos
também, para que eles estabeleçam horários de uso da internet em casa, que seja no
horário que eles possam estar presentes, acompanhando e orientando seu . lho.
Na escola, o alfabetizador tem várias possibilidades de inserir o uso de sites em suas propostas
didáticas. Primeiramente, o site deve ser analisado pelo alfabetizador, da mesma forma que
é feito com o texto impresso, depois são feitas as propostas de estudos e atividades com os
alunos através de um roteiro de planejamento.
O computador pode ajudar muito na alfabetização. No teclado estão todas as letras e
símbolos utilizados na escrita. Quando o aluno está aprendendo as letras uma por uma, ele
pode achar que o alfabeto é in. nito, ao interagir com o teclado, ele terá a noção de que as
letras são poucas e . nitas. Além disso, ele percebe que o uso do computador exige muito
de leitura e de escrita.
A UTILIZAÇÃO DE SITES NA ESCOLA - CONTINUAÇÃO
O site www.smartkids.terra.com.br, oferece jogos com letras que auxiliam na alfabetização.
Veja abaixo a apresentação desse site:
A UTILIZAÇÃO DE SITES NA ESCOLA – continuação
O site http://www.redescola.com.br/kids/, oferece diversas opções para trabalhar com letras
e palavras:
Adivinhas com CH Adivinhas com X Caça-Coletivos
Cenário das Crianças Cidades Históricas Cruzadinha com S
Cruzadinha com Z Cruzadinha de Plurais Cruzadinha de Sinônimos
Cruzadinha dos Antônimos Cruzadinha Matemática Escolha letra ou número
Identi. cando Vogais Jogo da adição Mal ou Mau
O que será? O Universo e a Terra Pequenos, médios e grandes
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA
Comemorar a festa junina geralmente é motivo de muito entusiasmo e alegria para os alunos.
Eles se envolvem com a decoração, danças e principalmente pelas brincadeiras. Como as
brincadeiras com . ns pedagógicos geram importantes situações de ensino, aprendizagem e
desenvolvimento da criança, propomos brincadeiras em que o alfabetizador poderá trabalhar
a leitura e a escrita, como o texto do casamento da roça, que poderá ser criado pelos
alunos, escrito no caderno, explorado em atividades, etc, e outras que podem estimular
e desenvolver aspectos motores básicos como andar, correr, saltar, pular, entre outros, e
habilidades de orientação e organização espacial com coordenação de movimentos da
criança, controle da força, equilíbrio e concentração.
CASAMENTO NA ROÇA
É uma brincadeira que não pode faltar na festa junina. O alfabetizador poderá escrever junto
com os alunos a apresentação do casamento, sendo o escriba e pedindo-lhes que dêem
sugestões para o texto. Poderá ainda utilizar a sugestão que segue abaixo:
PERSONAGENS: padre, coroinha, noiva, noivo, delegado, ajudantes do delegado, pais dos
noivos, padrinhos e convidados.
CENÁRIO: representação de um altar de igreja ou capela.
Os convidados . cam posicionados em duas . leiras, deixando o centro para a noiva passar.
O padre anuncia a chegada da noiva que entra com o pai e vai até o altar, onde estão o
padre, seu coroinha, os padrinhos e pais dos noivos. Os personagens falam em sotaque
bastante interiorano:
PADRE: a noiva ta chegano! Vamo batê parma pr’ela, pessoar!!! Cadê o noivo???
NOIVA: Ai, mãe, ele num vem, acho que vou dismaiá... (E, simulando um desmaio, é acudida
pela mãe e pela madrinha).
O pai da noiva faz um sinal para o delegado e cochicha com ele.
DELEGADO: Peraí, seu padre, eu já vou buscá ele. (Sai acompanhado por dois
ajudantes).
Entra o noivo empurrado pelo delegado, que permanece no altar grande parte da cerimônia,
atrás do noivo, para que ele não fuja.
PADRE: Bão, vamo começá logo esse casório. Ocê, Chiquinha Dengosa, promete de
coração, aceitá Pedrinho Foguetão por seu marido pra toda vida?
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA - continuação
NOIVA: Mas que pregunta isquisita seu vigário faz pra mim. Eu vim aqui mais o Pedrinho
num foi pra dizê que sim?
PADRE: E ocê Pedrinho, que me olha assim tão prosa, qué mesmo pra sua esposa a sinhá
Chiquinha Dengosa?
NOIVO: Num havia de querê, num é essa minha opinião, mas se num caso com a Chiquinha,
vô direto pro caixão... (Vira-se para o delegado, que está olhando com cara de bravo, pronto
para segurá-lo se for preciso).
PADRE: Então, em nome do cravo e do manjericão, caso a Chiquinha Dengosa com o
Pedrinho Foguetão. E viva os noivo!!!
CONVIDADOS: Viva!!! (Os noivos passam pelos convidados que podem jogar arroz cru
encima dos noivos).
PADRE: E vamo pro baile, pessoar.
Com os convidados já formados em duplas, tem início a quadrilha, que é o grande baile do
casamento.
CATAR AMENDOIM
Cada criança deve apanhar, com uma colher, os amendoins colocados à sua frente, a uma
certa distância, e levá-los para seu lugar, junto à linha de partida, um de cada vez. Vence
quem primeiro reúne cinco grãos.
CORRIDA DO SACI
Riscar no chão duas linhas paralelas, sendo uma a de partida e outra a de chegada. Ao sinal
combinado, as crianças saem pulando num pé só em direção à linha de chegada.
CORRIDA DE SACOS
Semelhante à corrida do saci, cada criança faz o percurso com o corpo en. ado num saco
bem preso à cintura.
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA - continuação
OVO NA COLHER
Cada criança corre equilibrando um ovo cozido ( tomate ou batata) numa colher. Se o ovo
cair no meio do caminho, a criança deve voltar no local da partida, colocar o ovo na colher e
começar de novo. Vence o grupo que chegar primeiro até o . nal do percurso.
CORRIDA DE SAPATOS
Organizar os dois grupos em uma . leira. Uma cadeira ou bandeirinha separa as duas
equipes. As crianças tiram os sapatos, que são recolhidos, embaralhados e en. leirados a
uma certa distância. Ao sinal combinado, as crianças devem sair pulando em um pé só,
calçar seu sapato e voltar pulando em um pé só. Vence a equipe que terminar primeiro a
tarefa. Não vale calçar sapato trocado ou não calçar direito.
CARRINHO DE MÃO
Riscar no chão duas linhas uma de chegada e outra de partida. As crianças formam duas
. leiras. Ao sinal combinado, os jogadores que estiverem na frente apóiam as mãos no
chão, estendendo ao mesmo tempo, as pernas para trás. A criança que está atrás eleva
as pernas dos companheiros, . cando entre elas e segurando-as à altura do joelho. A um
segundo sinal os jogadores correm em direção à linha de chegada. Os jogadores que caírem
durante a corrida, serão desclassi. cados. Ganhará a dupla que alcançar primeiro a linha de
chegada.
DANÇA DA LARANJA
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja, ou uma bola com tamanho
equivalente a uma laranja, apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao
começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja
caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é
desclassi. cada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja entre suas
testas.
José Paulo Paes
Passarinho fofoqueiro
Um passarinho me contou
que a ostra é muito fechada,
que a cobra é muito enrolada,
que a arara é uma cabeça oca,
e que o leão marinho e a foca...
xô, passarinho! chega de fofoca!
LEITURA
ATIVIDADES DA POESIA PASSARINHO FOFOQUEIRO, DE JOSÉ PAULO PAES.
Ouça com atenção a leitura que sua professora irá fazer do poema Passarinho 1)
Fofoqueiro, do autor José Paulo Paes
Agora é sua vez, faça uma leitura silenciosa do poema. 2)
Você sabe o que é uma fofoca? O que você pensa a respeito dela? Alguém já fez 3)
uma fofoca sobre você? O que você achou? E você, já fez uma fofoca sobre alguém?
Escreva no quadro abaixo o que você pensa sobre a fofoca. Depois troque idéias
com a turma sobre o que escreveram.
Elias José
A Joaninha
tá gordinha,
mas dá gosto de ver,
dia e noite,
noite e dia,
não pára de comer.
A Joaninha
só tem grande medo
quando vê um passarinho.
Pra se salvar, a Joaninha
também tem o seu segredo:
solta logo um cheirinho
que tonteia o passarinho.
LEITURA
A Joaninha
A Joaninha
com suas pretas pintinhas
e seu corpo de brasa acesa
é uma graça, uma beleza.
É a coisa mais fo. nha
de toda a natureza.
Sabendo de sua beleza,
a Joaninha se olha no espelho
cheia de vaidade
e ajeita bem as pintinhas
como se fosse à cidade.
ATIVIDADES DA POESIA A JOANINHA, DE ELIAS JOSÉ.
A professora dividirá a turma em quatro grupos e cada um deverá fazer a leitura de 1)
uma estrofe do poema em voz alta e com bastante entonação.
Faça um desenho bem bonito sobre o poema, para o mural de sala. 2)
Vinícius de Moraes
O elefantinho
Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?
— Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!
LEITURA
Encontrei um passarinho!
ATIVIDADES SOBRE A POESIA O ELEFANTINHO, DE VINÍCIUS DE MORAES
Ouça com atenção a leitura que sua professora irá fazer do poema O Elefantinho, do 1)
autor Vinícius de Moraes.
Observe os sinais de pontuação utilizados nesse poema. Você sabe o que indica o 2)
sinal (?) de interrogação? Crie e escreva abaixo, uma frase em que precisará utilizar
a interrogação.
_______________________________________________________
E o sinal de travessão ( _ ), você sabe o que ele signi. ca? No poema, quem está 3)
falando quando foi utilizado o travessão?
_________________________________________________________
Escreva o nome do animal do qual o elefantinho tem medo: 4)
________________________________________________________
E você? De que você tem medo? 5)
_________________________________________________________
Vamos conversar com a turma sobre nossos medos? 6)
Pense Bem
Sentir medo não é vergonha nenhuma!
Tem um lado muito positivo de sentir medo: é que ele serve para nos
proteger. Ter medo de pular em uma piscina funda, no rio ou no mar,
por exemplo, pode nos proteger de um afogamento.
É bom falar do que sentimos medo e enfrentá-lo. Assim, o medo
passa e chega logo o dia em que nem lembramos mais dele.
Vinicius de Moraes
A foca
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Fazer uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga!
LEITURA
É espetar ela
Bem na barriga!
ATIVIDADES DA POESIA A FOCA, DE VINÍCIUS DE MORAES
Faça uma leitura silenciosa do poema. 1)
Você conhece a música desse poema? Vamos cantá-la? 2)
Circule as palavras que rimam com 3) foca:
Feliz Dondoca Barriga
Verão Junina Maloca
Toca Sardinha Escola
Vinicius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
LEITURA
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.
A casa
ATIVIDADES DA POESIA A CASA, DE VINÍCIUS DE MORAES.
Ouça com atenção a leitura que sua professora irá fazer do poema A Casa, de Vinícius 1)
de Moraes.
Você conhece a música desse poema? Vamos cantá-la? 2)
Recorte de revistas gravuras de diversos tipos de moradias e cole-as em seu 3)
caderno.
Agora vamos conversar com a turma sobre os diversos tipos de moradias que foram 4)
encontrados.
Para re. etir e discutir com a turma:
Vocês acham que todas as pessoas têm casas iguais?
Por que algumas pessoas não têm casa para morar?
O que os governantes podem fazer para que todos possam ter
suas casas?
Cecília Meireles
O mosquito escreve
O Mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.
O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U e faz um I.
Esse mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí, se arredonda e faz outro O,
mais bonito.
Oh!
já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever o seu nome.
Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?
E ele está com muita fome.
LEITURA
ATIVIDADES DA POESIA O MOSQUITO ESCREVE, DE CECÍLIA MEIRELES
A professora vai ler em voz alta o poema parando em cada letra que o mosquito 1)
escreve. Faça como o mosquito e escreva, uma a uma, as letras no traço:
________________________________________________________
Agora leia o que o mosquito escreveu. 2)
Tem um mosquito que se chama Aedes Aegypti que também quando tem fome dá 3)
uma picada na gente e causa uma doença. Você sabe que doença é essa?
_________________________________________________________
Escreva três coisas que podemos fazer para acabar com a Dengue: 4)
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Cecília Meireles
Leilão de jardim
Quem me compra um jardim
com . ores?
borboletas de muitas
cores,
lavadeiras e
passarinhos,
ovos verdes e azuis
nos ninhos?
Quem me compra este
caracol?
Quem me compra um raio
de sol?
Um lagarto entre o muro
e a hera,
Uma estátua da
Primavera?
Quem me compra este
formigueiro?
E este sapo que é
jardineiro?
E a cigarra e a sua
canção?
E o grilinho dentro
do chão?
(Este é o meu leilão!)
LEITURA
ATIVIDADES DA POESIA LEILÃO DE JARDIM, DE CECÍLIA MEIRELES.
Vamos fazer uma leitura coletiva e em voz alta do poema de Cecília Meireles? Então 1)
capriche no tom de voz e leia com entonação.
As palavras abaixo foram retiradas do poema. Faltam sílabas nessas palavras. Você 2)
deverá descobrir quais são, pintá-las e escrevê-las completando a palavra.
____________DIM
PAS_____RINHO
______MAVERA
GRILI_______
CIGAR______
GA JAR LA
DRI FRI PRI
CHO NHO COR
PA DAR RA
SA CAS ZA
Cecília Meireles
O menino azul
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das . ores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha . m.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Rua das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
LEITURA
ATIVIDADES DA POESIA O MENINO AZUL, DE CECÍLIA MEIRELES.
A professora dividirá a turma em cinco grupos. Cada grupo fará o desenho de uma 1)
estrofe do poema e depois, todos vão ler suas estrofes em voz alta e mostrar os
desenhos aos outros.
As palavras abaixo foram retiradas do poema. Recorte de jornais ou revistas, três 2)
palavras com as mesmas características e cole-as em seu caderno. Depois, alguns
alunos poderão ler as palavras que encontraram.
Palavra com RR
BURRINHO
Palavra com SS
PASSEAR
Palavra com CH
BICHOS
Palavra com L no
. nal AZUL
Cecília Meireles
Colar de Carolina
Com seu colar de coral,
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.
O colar de Carolina
colore o colo de cal,
torna corada a menina.
E o sol, vendo aquela cor
do colar de Carolina,
põe coroas de coral
nas colunas da colina.
LEITURA
nas colunas da colina.
ATIVIDADES DA POESIA O COLAR DE CAROLINA, DE CECÍLIA MEIRELES.
Ouça com atenção a leitura que sua professora irá fazer do poema O Colar de 1)
Carolina, da autora Cecília Meireles.
Pense em você subindo até o alto de uma colina e imagine o que você gostaria de 2)
encontrar lá no alto. Faça um belo desenho e depois escreva um texto de cinco linhas
sobre sua ilustração.
Você sabia?
A letra C muda de som de acordo com a vogal que vem a
seguir? Quando a letra C vem antes das vogais e e i, ela tem o
som igual o da letra s. Observe nas palavras abaixo:
Carolina Centro Cidade Colar Curral
Curiosidade
Colina é a denominação de um pequeno monte ou morro.
Cecília Meireles
Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não . ca no chão,
quem . ca no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou . co tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
LEITURA
Ou isto ou aquilo
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ATIVIDADES DA POESIA OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES
Ouça com atenção a leitura que sua professora irá fazer do poema. 1)
Agora é sua vez, faça uma leitura silenciosa com muita atenção. 2)
Leia as frases retiradas do texto: 3)
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou . co tranqüilo.
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Essas frases retratam uma ação realizada hoje, no presente.
Pense em uma ação que você realizou ontem. Escreva uma frase dizendo qual é a 4)
ação e, depois, faça o desenho dela em seu caderno.
Sérgio Capparelli
O Buraco do Tatu
O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.
O tatu cava um buraco,
e fura a terra com gana,
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.
O tatu cava um buraco
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.
O tatu cava um buraco,
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.
O tatu cava um buraco,
tira terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.
O tatu cava um buraco
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.
O tatu cava um buraco
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar
já está no Pólo Norte.
O tatu cava um buraco
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no . m do mundo.
O tatu cava um buraco
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto, está na lua.
LEITURA
ATIVIDADES DA POESIA O BURACO DO TATU, DE SÉRGIO CAPPARELLI.
Sua professora vai iniciar a leitura do poema e depois irá escolher alguns alunos 1)
para continuar. Ouça com atenção.
Escolha um poema que você mais gostou entre todos que conheceu, escreva o título 2)
e faça um belo desenho. Sua professora vai organizar um varal com os desenhos
de todos que . cará no pátio da escola. Assim, os colegas das outras turmas, irão
conhecer os nomes dos poemas e vocês poderão contar para eles sobre o que se
trata. Quem souber poderá até recitar o poema para os colegas das outras turmas.
Você sabia?
Porto Alegre é uma cidade, capital do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Copacabana é um bairro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Bahia é um estado pertencente à região nordeste do Brasil.
Inglaterra é um país que . ca no continente europeu.
Japão é outro país que . ca no continente asiático.
Pólo Norte é a região que se localiza no extremo Norte do planeta.
A lua é o único satélite natural da Terra.
Se possível, sua professora os mostrará num atlas em sala de aula.
José Paulo Paes
Convite
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas . cam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
LEITURA
ATIVIDADES DA POESIA CONVITE, DE JOSÉ PAULO PAES.
Faça uma leitura silenciosa da poesia. 1)
No . nal do poema o autor nos convida para brincar de poesia. Não é uma brincadeira 2)
difícil e você vai gostar muito de brincar de escrever um poema que será seu. Você
poderá guardá-lo ou dar para alguém de presente.
Primeiro pense num tema bem legal. Sobre o que você pretende dizer em seu poema.
Depois, se você preferir que seu poema tenha rima, pense em palavras que rimem
e que se relacionem com o tema que você escolheu. Escreva-as no seu caderno. E
por último, escreva seu poema numa folha especial que sua professora vai lhe dar,
utilizando as palavras que anotou no caderno. Capriche na letra e ilustre com um
belo desenho e não se esqueça coloque muito sentimento, muita emoção, muita
POESIA.
Encontre as palavras abaixo e pinte-as com sua cor preferida.
1 - Pipoca
2 - Quentão
3 - Canjica
4 - Bandeirinhas
5 - Fogueira
6 - Quadrilha
7 – Caipira
Encontre as palavras e pinte-as com sua cor preferida.
1 - Laço
2 - Circo
3 - Carro
4 - Queixo
5 - Táxi
6 - Anexo
7 - Exame

CRUZADINHA 3
Preencha a cruzadinha de acordo com os desenhos.
CRUZADINHA 4
ATENÇÃO: Essa cruzadinha deve ser preenchida com uma sílaba em cada quadradinho.
Resolva às questões abaixo na cruzadinha, seguindo a numeração:
Quando assinamos o próprio nome, fazemos uma? 1)
O que queremos fazer com o bolo quando o colocamos no forno? 2)
Nome de uma bebida que as crianças adoram mas que não podemos tomar muito 3)
porque senão faz mal a saúde. É também o nome de uma planta encontrada na
Amazônia.
2
1
3
CRUZADINHA 5
ATENÇÃO: Essa cruzadinha deve ser preenchida com uma sílaba em cada quadradinho.
Resolva às questões abaixo na cruzadinha, seguindo a numeração:
Nome da ação de arrepender-se, sentir remorso. 1)
Nome de um alimento que é um grão branco que cozinhamos e geralmente, comemos 2)
com o feijão.
Nome das moedas ou notas que usamos para pagar as coisas que compramos. 3)
1
2
3
Caro Alfabetizador,
Seguem os gabaritos das cruzadinhas e, logo após, os Bancos de Palavras relativos às
mesmas. Lembre-se que o Banco de Palavras só será distribuído aos alunos que ainda não
escrevem convencionalmente.
GABARITO DA CRUZADINHA 1
GABARITO DA CRUZADINHA 2
GABARITO DA CRUZADINHA 3
GABARITO DA CRUZADINHA 4
GABARITO DA CRUZADINHA 5
Utilize o Banco de Palavras para preencher a cruzadinha. Observe com atenção a quantidade
de letras e os sons que elas representam nas palavras. Assim você será capaz de acertar
mais.
BANCO DE PALAVRAS DA CRUZADINHA 1
CARROÇA
GARRAFA
OSSO
GIRAFA
ARANHA
Utilize o Banco de Palavras para preencher a cruzadinha. Observe com atenção a quantidade
de letras e os sons que elas representam nas palavras. Assim você será capaz de acertar
mais.
BANCO DE PALAVRAS DA CRUZADINHA 2
RAINHA
CHAPÉU
CHINELO
OLHO
MILHO
Utilize o Banco de Palavras para preencher a cruzadinha. Observe com atenção a quantidade
de letras e os sons que elas representam nas palavras. Assim você será capaz de acertar
mais.
BANCO DE PALAVRAS DA CRUZADINHA 3
HIPOPÓTAMO
GUITARRA
BRUXA
FRIGIDEIRA
Utilize o Banco de Palavras para preencher a cruzadinha. Observe com atenção a quantidade
de letras e sílabas e nos sons que as letras representam nas palavras. Assim você será
capaz de acertar mais.
BANCO DE PALAVRAS DA CRUZADINHA 4
GUARANÁ
ASSINATURA
ASSAR
Utilize o Banco de Palavras para preencher a cruzadinha. Observe com atenção a quantidade
de letras e sílabas e nos sons que as letras representam nas palavras. Assim você será
capaz de acertar mais.
BANCO DE PALAVRAS DA CRUZADINHA 5
DINHEIRO
ARROZ
ARREPENDIMENTO
Ouça com atenção a leitura que sua professora vai fazer do texto informativo que 1)
segue abaixo:
A Festa Junina e suas tradições
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo "festa junina". A primeira explica que surgiu
em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Versão essa que diz
ter as festas origem em países católicos da Europa, em homenagem a São João. No
princípio, a festa era chamada de Joanina. A outra versão está ligada às festas das
colheitas de alimentos, também na Europa, que acontecem nessa época.
De acordo com historiadores, essa festividade foi trazida para o Brasil pelos
portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado
e governado por Portugal).
Nessa época, havia uma grande in. uência de elementos culturais portugueses,
chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica dos
nobres que, no Brasil, in. uenciou muito as quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de
artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a
fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de . tas, muito comum
em Portugal e na Espanha.
Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos
aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus)
nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma
delas.
LEITURA
Continuação do texto "A Festa Junina e suas tradições".
Festas Juninas no Nordeste e Sudeste do Brasil
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas
ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens
aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região
onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para
agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
No Nordeste, é muito comum a formação dos grupos festeiros. Esses grupos . cam
andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os
moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas
para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste, são tradicionais a realização de quermesses. Essas festas
populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem
barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da
quadrilha, geralmente, ocorre durante toda a quermesse.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Responda as questões abaixo de acordo com o texto: 1)
Quem trouxe os costumes da festividade junina para o Brasil? a)
____________________________________________________________
No terceiro parágrafo, podemos identi. car três elementos culturais oriundos de outros b)
países que in. uenciam a festa junina. Escreva-os abaixo:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Escreva abaixo algumas características da festa junina no Nordeste e no Sudeste: c)
Nordeste
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Sudeste
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
A região Nordeste do Brasil é formada pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará,
Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A região Sudeste do Brasil é formada pelos Estados de Espírito Santo, Minas
Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Antes de ler o texto informativo que sua professora irá lhe entregar, pense nos astros 1)
e estrelas que . cam no céu e responda o quadro abaixo.
Mas, atenção! Você vai responder primeiro à coluna "Eu penso que" e depois da
leitura do texto, você responderá à coluna "Minha resposta estava".
Eu penso
que
Minha resposta
estava
Sim Não Certa Errada
Em nossa galáxia existem poucas estrelas.
O Sol é uma estrela.
Algumas estrelas cabem na palma da mão.
As estrelas nascem, vivem e morrem.
Quem estuda estrelas são os astronautas.
A professora vai escolher alguns alunos para lerem o texto abaixo: 1)
Astros que brilham
Não dá para contar: só na nossa galáxia há mais de 100 bilhões de estrelas! E não existe
uma igual a outra. Umas são mais brilhantes que as outras, algumas são bem grandes e
outras menores.
Mas não pense que as pequenas cabem na palma da mão. Quando falamos de coisas do
céu tudo é exagerado. O Sol, por exemplo, que é muito maior que a Terra, é considerado
uma estrela pequena se comparada com as demais.
Assim como nós, as estrelas nascem, vivem e morrem. Só que seu tempo de existência é
maior: elas podem viver bilhões de anos.
Quem estuda estrelas são os astrônomos. Com a ajuda de telescópios e outros equipamentos,
eles podem acompanhar as transformações que ocorrem com os corpos celestes.
Esses pesquisadores descobriram que algumas estrelas que vemos no céu já morreram há
um tempão. É que a distância que existe entre a Terra e elas é tão grande que, quando a luz
da estrela chega aqui, elas já deixaram de existir.
Fonte: Revista Recreio, Editora Abril, Ano 2, abril de 2001.
LEITURA
ATIVIDADES DO TEXTO INFORMATIVO "ASTROS QUE BRILHAM".
Leia o 1º e 2º parágrafos e retire de lá duas palavras com a letra 1) L no . nal:
___________________________________________________________________
___________________________________________________
Observe o som que a letra 2) L faz no . nal das palavras que você encontrou.
Pense em mais três palavras com a letra 3) L no . nal com o som da letra U e escrevaas
abaixo. Se não conseguir pensar em nenhuma, encontre-as em revistas, jornais
ou no dicionário.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
____________________________________________
Separe as palavras abaixo em sílabas: 4)
Galáxia a)
Brilhantes b)
Exagerado c)
Sol d)
Telescópio e)
Céu f)
Terra g)
2ª AVALIAÇÃO DO GUIA DO ALFABETIZADOR
O objetivo deste GUIA é constituir-se em apoio para o seu trabalho diário. Ele tem o
propósito de ajudá-lo a sistematizar, organizar, ou seja, propor uma rotina de sala de aula
para que você obtenha êxito no processo de alfabetização e letramento de seus alunos.
Queremos que você nos ajude a melhorá-lo.
Quanto a utilização
do Guia.
Ele facilitou o seu
trabalho?
() sim () não Por quê?____________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Aponte,
resumidamente,
as di. culdades
encontradas.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Apresente
sugestões que
possam contribuir
para melhoria do
Guia
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Outros
comentários
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
.
Envie esta folha para sua Superintendência.
A síntese sobre a avaliação do GUIA do Alfabetizador deverá ser enviada para Secretaria
de Estado de Educação de Minas Gerais, para o e-mail sb.sif@educacao.mg.gov.br
INDICAÇÕES SOBRE FÁBULAS:
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3987
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfábulas.html
http://www.helenamonteiro.com/fábulass/fábulass.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/generos_textuais/fábulass/fedro.htm
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/generos_textuais/fábulass/lobato.htm
http://www.. lologia.org.br/vicnlf/anais/caderno03-07.html
Fábulas animadas http://professorinterativo.com.br
Sites de Fábulas:
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
http://nonio.eses.pt/fábulass/
http://www.helenamonteiro.com/fábulass/fábulass.htm
http://www.metaforas.com.br/
http://caracol.imaginario.com/
http://www.angela-lago.com.br/
Literatura
Contos Brasileiros/Coleção: A leitura é uma aventura.
Organização e Edição Sérgio Faraco. Editora L&PM.
Contos de Grimm. Tradução de Tatiana Belinky. Edições Paulinas.
Esopo – Fábulas completas. Neide Smolka. Editora Moderna.
O livro das virtudes. Uma antologia de William J. Bennett. Editora Nova Fronteira.
Para gostar de ler/Contos (Vol. 9). Editora Ática.
Para gostar de ler/Crônicas (Vol. 7). Editora Ática.
Para gostar de ler/Poesias (Vol. 6). Editora Ática.
Fábulas
Fábulas de Esopo. Companhia das Letras.
Fábulas de La Fontaine. Editora Itatiaia.
Fábulas e lendas da Índia. Editora Shakti.
INDICAÇÕES PARA OS ALFABETIZADORES
Sites dicas de vídeos
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http://www.portacurtas.com.br/
http://www.youtube.com/
http://www.o. cinasquero.com.br/
http://www.cambito.com.br/tiras/. lmes.htm
http://www.weshow.com.br/
Curtas
A Internet na educação presencial e virtual
http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm
A invenção da infância
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Wikiducacao.com.br
A pessoa é para o que nasce
http://www.portacurtas.com.br
Aprender a aprender
http://br.youtube.com/watch?v=onQrYYFf2to
Aquarela
http://mundodacrianca.com/
A resistência do vinil 01
http://www.youtube.com/watch?v=MANxZT61OXw
Campanha contra Violência Infantil
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Como montar uma rádio web
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Criança não trabalha, criança dá trabalho
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Deixe aqui qualquer esperança http://www.youtube.com/
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Dirigindo uma animação http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_video/gal_
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Helpdesk
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Ilha das Flores
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Juro que vi: o Curupira
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Loop digital – Imagem animada
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Luzia passou por aqui/Parte II
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Mente brilhante 02
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Nunca diga: eu não posso…
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O equilibrista
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Projeto Dissonante
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Tecnologia ou Metodologia
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Território vermelho
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Tony Melendez
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Uso responsável da Internet
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Vinil – Uma historia musical
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Você sabia?
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Web 2.0 – A máquina somos nós
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